sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conhecendo mais sobre o Sistema Solar - 5°A/B

No dia 16/04, os alunos dos 5º anos A e B, finalizaram o projeto sobre o Sistema Solar com a apresentação de slides, utilizando o auxílio do programa Power Point, na sala de multimídia da escola.
Durante, aproximadamente, um mês e meio os alunos, acompanhados pelas professoras de classe, tiveram aulas no laboratório de informática e, seguindo um roteiro prévio com os objetivos e conteúdos do projeto, coletaram informações em diferentes sites, buscaram imagens e utilizaram-se de recursos áudio visuais referentes aos oito planetas do nosso Sistema Solar.
Todo o trabalho contou também com a orientação das profissionais de informática da Nova Escola, a Márcia Giardelli e a Nádia Romualdo.
O projeto foi gravado em um CD e os alunos levarão para a casa a fim de socializá-lo com as famílias, que terão a oportunidade de apreciarem este bonito projeto!
Parabéns aos alunos do 5º ano A e B da Nova Escola! Vocês deram um SHOW!! Beijos...

Confiram o trabalho completo no site oficial da Nova Escola, clique abaixo no link.
http://www.novaescola.g12.br/escola/fund1/projetos/projetos2010/Sistema%20Solar%20ok/Sistema%20Solar/index.htm



Profª Gelcinéia e Bernadete









Utilizando o Excel na aula de matemática - 5°A/B

Os alunos dos 5° Anos A/B estiveram no Laboratório de Informática interagindo com o aplicativo Excel, a aula foi muito legal.
Objetivos:
- Construir, ler, interpretar e descrever dados apresentados em forma de tabelas e gráficos;
- Desenvolver procedimentos de cálculo utilizando o Excel;
- Calcular a média aritmética;





Pesquisas sobre animais - 2°B

Os alunos do 2°ano entraram no SITE do zoológico de Sorocaba http://zoo.sorocaba.sp.gov.br, para pesquisar as características de um animal que eles gostariam de saber. Cada criança escolheu o bicho de sua preferência e depois socializou com os amigos suas descobertas.

Profº: Mariângela


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Você conhece as formas de representação do planeta Terra?

É isso mesmo! Foi com essa pergunta nas aulas de Geografia que os alunos dos 5º anos da Nova Escola de Valinhos compreenderam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas que utilizamos para representar o planeta em que vivemos.
Através de pesquisas, pintura, recorte, colagem e muita discussão em grupo, eles construíram um globo terrestre onde puderam verificar e compreender as vantagens e limitações de cada forma de representação.
Além disso, nas aulas de Ciências, cada aluno também teve a oportunidade de manipular seu globo para conferir o movimento de rotação e o eixo de inclinação da Terra. Ao final de nossos estudos, uma exposição foi montada onde todos puderam conhecer nosso trabalho. Confira nas fotos!
Professoras Bernadete e Gelcinéia


terça-feira, 20 de abril de 2010

Estudar Matemática pode ser Divertido!!

No dia 16/04, os alunos do 3º ano B, montaram uma lojinha com objetos da sala e dinheirinho (de brincadeira), a fim de sistematizarem o aprendizado sobre Sistema Monetário. Negociações de preço, discussões sobre trocos, organização dos preços nos objetos e outras situações, tornaram a atividade divertida e rica em conhecimentos matemáticos. O objetivo previsto pela professora foi fazer com que os alunos resolvessem situações-problema e, construíssem a partir delas, diferentes significados das operações, percebendo a aplicação dos conhecimentos matemáticos no dia-a-dia.
Confira as Fotos...





terça-feira, 13 de abril de 2010

Projeto Monteiro Lobato - 5° Ano


No último dia 20 de março, a Nova Escola, através das professoras dos 5º anos, Gelcinéia e Bernadete, participou de um Famtour sobre Monteiro Lobato.
Foi uma manhã muito agradável e proveitosa na companhia de outros profissionais da área de educação no Sítio Oásis em Jaguariúna e o objetivo principal era a divulgação de um novo projeto de estudo da agência Ivian - Expedições Pedagógicas sobre Monteiro Lobato. Esta agência tem sido parceira da Nova Escola em várias saídas de Estudo do Meio.
Lá, as professoras puderam assistir a uma peça teatral e interagir com as personagens da mais conhecida obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo; visitar o sítio e conhecer as atividades, os jogos temáticos e por fim, saborear um lanche com a personagem Dona Benta.
Ao final da manhã, após toda a apresentação do trabalho, todos os educadores presentes tiveram a oportunidade de opinar e dar sugestões sobre o projeto.
Foi sem dúvida uma experiência interessante que representa uma nova opção de trabalho extra-classe com este fabuloso autor que também é trabalhado nos projetos desenvolvidos pelos 5º anos da Nova Escola.
Confira uma foto com a personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo ao lado das professoras Bernadete e Gelcinéia da Nova Escola.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Produzindo texto com o tema Páscoa - 4°B

Todos sabem que a escrita faz parte do nosso dia a dia!!
Nossos alunos produzem muitos textos para aprimorarem cada vez mais a escrita e isso tem sido muito importante, pois eles têm melhorado a cada produção!!!A “Páscoa” foi escolhida como tema para uma das nossas produções do mês de Abril. Você conhece a história “Dona Galinha e o Ovo de Páscoa” da autora Eliana Sá? Leia parte dessa história e depois, assim como fizeram os alunos, use a sua criatividade para criar um final bem interessante para esta história.

Profª Paula


(...)
Que dia gostoso! De sol! Quentinho! Dona Galinha até pensou: “Hoje está bom para um passeio”. Então empurrou o portão do galinheiro com o bico e saiu para dar uma voltinha.
Cisca daqui, cisca dali, dona Galinha deu de cara com uma coisa muito brilhante, muito estranha! Parecia um ovo... O ovo mais bonito que ela já viu em sua vida!
— Que ovo mais enfeitado! Só pode ser ovo de pavão!...
Na verdade, dona Galinha não sabia que era domingo de Páscoa e que alguém tinha deixado cair um ovo de chocolate no quintal.
Ainda muito desconfiada, dona Galinha tocou, escutou, cheirou o ovo e criou coragem:
— Vou levar este pobre enjeitado para casa!
E lá se foi dona Galinha com o ovo pelo bico, toda contente. Colocou-o num canto escondido do galinheiro, e começou a pensar: “Como vou chocá-lo?...”.
A esta altura, todo o galinheiro já comentava a história.
O senhor Papagaio, que havia enxergado tudo lá do seu poleiro, dava a notícia aos quatro ventos do terreiro:
— Alô!... Atenção para uma notícia chocante!... Encontrado ovo enfeitado com um laço de fita vermelha, de pais desconhecidos. Mais informações com dona Galinha, no fundo do quintal.
Foi Aquele corre-corre. Todos queriam ver o tal ovo.
Ele era mesmo bonito, diferente, mas meio esquisito!...
Dona Galinha, que tinha achado o ovo, dizia ser direito seu chocá-lo. Mas dona Perua, Galinha D’Angola, dona Pata, dona Gansa... todas queriam ser mãe dele....












“Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo”. (Rubem Alves)- 3°A

Os alunos dos 3ºs anos em seu cotidiano escolar apreciam a literatura, através das leituras diárias em sala de aula feita pelas professoras, dos livros da sala e do acervo da biblioteca da escola.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sábado Cultural - 3°B

Você já ouviu a história “ Pedro e o Lobo” è uma história com personagens muito interessantes e músicas divertidíssimas. O Pedro, o lobo, a pomba, o gato... nos fizeram rir muito! No último sábado, 27/03, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I prestigiaram esse espetáculo no Teatro Sia Santa, em Campinas.
Confiram os melhores momentos desse “Sábado Cultural”!!


Profª Verônica









Estudo dos Vegetais - 3°B

Os alunos do 3º ano B estão estudando sobre os vegetais. Na ultima segunda-feira, 22/03, cada aluno trouxe um fruto para experimentação e exploração de suas características. Ao abrir o vegetal, analisamos cores, cheiros, texturas, sabores e formas. Com as sementes montamos um cartaz bastante interessante! Uh! Que delicia...

Profª Verônica



O jogo da Conquista - 4°B

Os alunos do 4º ano jogaram o “Jogo da conquista” que explora o conceito da multiplicação e gostaram muito.
Jogue você também!!!
Para isso, você precisará de papel quadriculado, dois dados e dois lápis de cores diferentes. Ah, você também precisa ter um adversário!!!
Primeiro tirem par ou ímpar para decidir quem inicia o jogo. O primeiro jogador lança os dados e multiplica os valores. Por exemplo: se nos dados saírem o valores 2 e 4 é só fazer 2 x 4 = 8. O jogador, então, pega seu lápis de cor e faz apenas um retângulo (tem que ser retângulo!) contendo 8 quadradinhos. O segundo jogador lança os dados e repete o mesmo procedimento e assim o jogo vai seguindo.
À medida que o jogo vai acontecendo, os espaços disponíveis do papel quadriculado vão diminuindo e, em poucas rodadas, os jogadores terão que se contentar em fazer um retângulo menor do que teria direito.
Quando não houver mais espaço disponível é só contar o número de quadradinhos pintados por cada jogador, afinal vence aquele que tiver pintado o maior número de quadradinhos.
Boa sorte!!!


Professora Paula










Ábum de animais - 2°B

A partir da visita ao zoológico de Sorocaba, os alunos do 2º ano B fizeram um álbum com fotos, textos e desenhos para socializarem com suas famílias esse momento de aprendizagem e divertimento da turma. Todos os dias uma criança da classe é sorteada e leva o álbum para casa. Os pais, depois de apreciarem o trabalho, escrevem recados nele, que são lidos pelas crianças em sala.Os alunos têm aguardando esse momento com muita expectativa e animação.

Profª Mariangela