sexta-feira, 21 de maio de 2010

Precisamos cuidar do solo - 4°B



Em nossos estudos sobre o solo percebemos que algumas atividades humanas prejudicam o solo e causam o desequilíbrio do ecossistema.

Veja abaixo algumas atitudes humanas que precisam acontecer para que nossos problemas não aumentem:

· Depósito de lixo em locais adequados;
· Cuidado no uso de agrotóxicos, dando ênfase à produtos naturais;
· Não jogar lixo no solo;
· Mineração adequada;
· Evitar as queimadas;
· Evitar o desmatamento e, quando não for possível evitá-lo, fazer o reflorestamento ;
· Ter saneamento básico nas casas e cidades.

Fique atento a essas atitudes. Faça a sua parte, pois assim, nosso planeta sobreviverá!!!

Profª Paula

Matemática no 2° Ano - Jogos das 5 cobras













Com o objetivo de desenvolver a agilidade no cálculo mental, os alunos do 2° ano B jogaram o jogo das 5 cobras.

Veja como é gostoso e jogue você também:

Instruções do Jogo das 5 cobras
1) Forme dupla com um colega e pegue um dado para cada um.
2) No mesmo instante, cada aluno lança seu dado. O primeiro que disser a soma obtida desenha uma cobra na folha. Depois tudo começa de novo.
3) Ganha quem conseguir desenhar primeiro as cinco cobras.

Bom jogo!
Prof° Mariângela.

Geografia - 2°B

Para conhecer o trabalho de algumas pessoas da escola e compreender a importância de cada um, os alunos do 2º ano B entrevistaram professores e funcionários.

Prof°: Mariângela










terça-feira, 18 de maio de 2010

Entendendo a Realidade - 4° ano B

No dia 07/05 os alunos do 4º ano B puderam, através de um experimento, entender um pouquinho sobre as consequências da falta de vegetação ao redor dos rios. Nesse experimento simulamos a chuva onde havia vegetação e onde não havia vegetação. Após as observações pudemos concluir que o desmatamento e as queimadas, deixam o solo desprotegido, o que pode levar ao desgaste do solo (erosão) e ainda ocorrer voçorocas, deslizamentos e o assoreamento dos rios. A aula foi muito atraente para os alunos que até relacionaram o experimento com os deslizamentos ocorridos no Rio de Janeiro.

Conheça esse experimento através das fotos!!!




Profª Paula

Aula Divertida de Frações - 5°ano

As classes do 5º ano tiveram uma aula interessante e divertida com o objetivo de retomar o conceito de Frações.
Primeiro assistiram, na sala de multimídia, um vídeo “A Dança dos Quadrados”, no qual um ou mais quadrados se divide a fim de mostrar as diferentes e interessantes possibilidades de fracionar um inteiro, ao som de uma envolvente melodia.
Na sequência, as classes foram dividida
s em equipes com a função de reproduzir, através de cartazes, imagens vistas no filme. Para isso, deveriam utilizar papéis de dobradura coloridos.
Ao socializarem os trabalhos aos demais colegar, os alunos exploraram, com a intervenção das professoras, as representações fracionárias, a leitura e o conceito de frações equivalentes.
Foi, sem dúvida, uma aula diferente, que envolveu muito as turmas dos 5º anos.

Confira alguns cartazes!






Profª Gelcinéia e Bernadete

terça-feira, 11 de maio de 2010

Que aula gostosa... - 4°ano

O 4º ano está lendo o livro Felpo Filva da autora Eva Furnari que conta a história de um coelho poeta um pouco neurótico.
Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles.
O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim, que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita.

Os alunos estão adorando a leitura!!!

Ao longo da leitura discutimos sobre os diversos tipos de textos, cada um escreveu sua autobiografia e no dia 19/04 tivemos uma aula muito gostosa, na qual fizemos a receita dos bolinhos de chocolate apresentada no livro. Faça você também!!!

Bolinhos de chocolate

Ingredientes:
½ lata de leite condensado.
150 g de farinha láctea.
100g de chocolate em pó.

Modo de preparar: Misture o chocolate com o leite condensado e depois com a farinha láctea. Amasse com as mãos e espere um pouco para a massa endurecer. Faça bolinhas e depois é só saborear. Bom apetite!!!
Profª Paula

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projeto Identidade - 2°B

“Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou
Às vezes sou...”

A partir da poesia Identidade de Pedro Bandeira os alunos do segundo ano B foram descobrindo suas características, preferências e conhecendo os seus amigos da classe.
As atividades realizadas no trimestre deram origem ao livro virtual da turma.
Clique no link abaixo para conhecer este projeto do 2°ano B.





Profº Mariangela