segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saída de Estudos Zooparque de Itatiba - 3º A/B

No dia 07 de junho, segunda-feira, os alunos dos 3º anos visitaram o Zooparque de Itatiba.
A saída correspondeu às expectativas dos alunos, que puderam observar a grande variedade de animais do parque e os cuidado com que eles são tratados.
Realmente foi surpreendente... ver os olhos das crianças brilharem a cada descoberta e aprendizado sobre os animais...
Durante a saída, os alunos também conversaram com o biólogo do parque e fizeram muitas perguntas. Além, é claro, de verem de pertinho e até tocar em cobras, jacarés, ratinhos e coelhos.
Confiram as fotos... dessa saída maravilhosa...

Com carinho

Profª Maria Eugênia e Verônica


























Ciências no 2º Ano B

Na área de Ciências os alunos do 2°Ano B, juntamente com a profª. Mariângela, estão estudando vários conteúdos relacionados às plantas.
Para isso, as crianças estão realizando várias atividades como leitura de textos informativos, observação das plantas no ambiente da escola, produção de escrita e de desenhos.















Uma dica para quem quer saber mais sobre as árvores é a leitura no site da revista Recreio.
Profª Mariangela

Descobrindo as características da água - 4ºB

No 2º trimestre um dos conteúdos do 4º ano é a água e para falarmos sobre as características da água nada mais gostoso do que utilizar suco de uva. A partir dessa estratégia, concluímos que a água é incolor (porque não possui cor), é inodora (pois não possui cheiro) e insípida (por não apresentar gosto).
Os alunos gostaram bastante dessa aula e tenho certeza que sempre se lembrarão das características da água, pois foi algo significativo para eles.

Profª Paula






“Meu livro de folclore” - 2ºB

Neste segundo trimestre o livro comum dos alunos do 2º ano B, da profª Mariângela, é o “Meu livro de folclore” de Ricardo Azevedo, editora Ática. Conheça um pouco deste livro!











O livro reúne conteúdos que fazem parte da cultura popular de nosso país, possibilitando o contato com diferentes tipos de textos da tradição oral.
O autor escreveu uma nota fazendo uma rápida apresentação de sua intenção com esse livro: “tentei compor um minúsculo painel mostrando, pelo menos um pouco, a poesia, o encanto, o mistério, a sabedoria, a malícia e a alegria de um dos inúmeros aspectos do folclore: a literatura popular”.
As ilustrações são também do autor, remetendo-nos com seu traço colorido às imagens encontradas na pintura popular brasileira.

Profª Mari

“Diário de Bordo” - 5ºAno A/B

Compartilhando a ideia de vários artistas, exploradores, velejadores e aventureiros pelo mundo afora, os alunos dos 5º anos A e B, terminaram esta semana um registro interessante e bem ilustrativo: o “Diário de Bordo” da saída de estudo à Hidrelétrica de Americana e ao Barco Escola. Nele, as alunos registraram suas aprendizagens, dentre as quais, a função de uma usina hidrelétrica e o conceito de bacia hidrográfica.
Foi uma vivência rica e surpreendente que não só os fizeram aprender os conteúdos, como refletirem sobre as ações positivas e negativas do Homem no meio ambiente.
O “Diário de Bordo” tem comentários, curiosidades e muitas fotos tiradas durante o estudo.
Parabéns a todos os aventureiros e curiosos alunos dos 5º anos que mais uma vez aproveitaram todos os conhecimentos de uma aula ao vivo e a cores!!!

Profª Bernadete - 5ºA/B




terça-feira, 15 de junho de 2010

Quem é que não gosta de brincar? - 3ºB

Ao iniciar o estudo sobre cultura popular, os alunos do 3º ano, pesquisaram com os pais as brincadeiras preferidas de quando eram pequenos; como: mãe da rua, elefantinho colorido, passa anel, pião, barra manteiga, taco, entre outras, divertindo a turma toda.
Minha parte favorita nessa atividade foi ver cada aluno ensinando os colegas o jeitinho de brincar dos pais.
Que tal relembrar essas brincadeiras observando as fotos abaixo?



Com carinho...
Profª Verônica


















Montando um Terrário - 4º ano B

No 1º trimestre conceituamos “ecossistema” e estudamos sobre alguns ecossistemas terrestres. Depois disso, estudamos também sobre “solo”.
Para complementarmos nossos estudos, no dia 27/05 montamos coletivamente um terrário (que pode ser considerado um ecossistema, pois é formado por elementos bióticos e abióticos que se relacionam entre si) com as várias camadas de solo, bem como ocorre em nosso planeta.
Os alunos também produziram um texto instrucional, ensinando a montar um terrário. Desta forma, desenvolvemos um trabalho integrando as áreas de Ciências e Português.
A montagem do terrário possibilitou muitas reflexões, mas não para por aí, não! Em nossos próximos estudos, sobre a água, vamos utilizá-lo para compreender e demonstrar o ciclo d’água.


Profª Paula

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Informática e Matemática – 3º Ano

Após construírem o conceito de multiplicação, os alunos do 3º Ano estudaram tabuada na Informática. Foi muito divertido!!
É muito bom quando conciliamos o estudo de um conteúdo a uma atividade lúdica e prazerosa.