quinta-feira, 31 de março de 2011

Máquina de Escrever

Na última semana os alunos dos 4os anos iniciaram a leitura do livro Felpo Filva e já é possível constatar o quanto os alunos gostaram e se envolveram com a história!!

Felpo Filva conta sobre um coelho solitário, poeta e escritor que utiliza uma máquina de escrever para registrar suas criações.

Então, a aluna Bárbara (4º Ano B) trouxe uma máquina de escrever antiga para que todos pudessem conhecer esse instrumento, já tão ultrapassado! Curiosos com aquela máquina (que alguns nunca tinham visto), os alunos puderam datilografar, (e não digitar!!!) seus próprios nomes. Todos concordaram que o computador é muito mais prático.

A máquina fez tanto sucesso que tanto os alunos do 3º ano (que estudam fontes históricas), quanto os alunos do 2º ano (que estudam as diferentes formas de escrita) tiveram a oportunidade de conhecer tal instrumento.

Agradecemos a iniciativa da aluna Bárbara, que contribui muito para ampliar o repertório de experiências dos colegas!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Estudar Matemática é também conhecer História!!!

Durante uma das aulas de matemática, os alunos do 3º B, resolveram diferentes situações problema com o ábaco confeccionado por eles em casa. Todos estão de parabéns... ! Os ábacos ficaram criativos e muito caprichados...

Conheça agora um pouco sobre esse material:

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...), nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Esse instrumento teve origem, provavelmente, na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos, pois emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. (www.http://pt.wikipedia.org)

Agora os melhores momentos dessa atividade tão divertida:












Arte e Matemática...

Quem disse que matemática não tem nada a ver com arte?

Durante as aulas de matemática, os alunos confeccionaram uma máscara após o estudo sobre “eixo de simetria”.

Em geometria, o “eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes iguais, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem refletida num espelho.

Confiram os momentos... As máscaras ficaram ... lindas!!










sexta-feira, 18 de março de 2011

Representação espacial

Você já parou para pensar em quantas maneiras diferentes temos para representar um espaço geográfico? Em geografia os alunos dos 4os anos estão tendo a oportunidade de refletir sobre as diferentes maneiras de representar o espaço geográfico como: desenhos, maquetes, plantas, mapas etc. O que os alunos estão gostando mesmo é ter a possibilidade de transformar algumas imagens (fotos) em plantas e mapas usando papel vegetal. Cada atividade proposta é recebida por todos com grande entusiasmo!!!


O Gênio do Crime

A aventura começou! A leitura do livro comum do trimestre já está animando os alunos do 5º ano que estão curiosos para descobrir quem está falsificando as figurinhas do álbum! Em breve contaremos mais novidades...


Polígonos

Você sabia que muitas das figuras que vemos em nosso dia-a-dia são polígonos? Aliás, você sabe o que é um polígono? Os alunos dos 4os anos estudaram sobre esse tema nas aulas de Matemática e após algumas atividades concluíram que polígonos são figuras fechadas, com linhas retas e que não se cruzam. Para sistematizar o aprendizado eles também construíram polígonos com palitos, manipularam um geoplano e, para finalizar, puderam aprender de forma lúdica com um geoplano virtual durante uma das aulas no laboratório de informática. Se você também quiser aprender mais sobre polígonos, visite o site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_282_g_3_t_4.html?open=activities e crie muitas imagens!!!

Uma Viagem Inesquecível!!!!

Os alunos do 5º ano foram convidados a participar de uma incrível viagem ao Sistema Solar durante uma visita ao Museu Dinâmico de Ciências de Campinas no dia 3 de março, conhecido com Planetário. Todos tiveram a oportunidade de conhecer mais e tirar as dúvidas sobre o nosso Universo durante uma palestra interativa com o astrônomo Nelson Travnik e, em seguida, participarem da simulação de uma viagem espacial. Foram momentos de muita emoção e descobertas que auxiliarão os alunos no projeto que farão sobre os planetas e alguns astros do nosso Sistema Solar.


terça-feira, 15 de março de 2011

Estudo do Meio- Zoológico de Sorocaba

o : Com o objetivo de conhecer os diversos ambientes e as características dos animais da fauna brasileira e mundial, os alunos do 2º ano A e B foram ao Zoológico de Sorocaba acompanhados pelas professoras e um biólogo.

Foi uma atividade rica em que os alunos se envolveram bastante!















sexta-feira, 11 de março de 2011

Animais de Estimação

No dia 28 de fevereiro o Pedro Guilherme trouxe o seu animal de estimação, um ramister, para os amigos conhecerem. Ele contou para a classe um pouco sobre as características, hábitos e cuidados deste animal.






quarta-feira, 2 de março de 2011

Fontes e Documentos Históricos 3º B

Com o objetivo de conhecer um pouco de sua história, os alunos trouxeram documentos, fotos, objetos, músicas e depoimentos de quando eram bebês. Classificaram cada fonte (que é um dos conteúdos estudados), de forma significativa e prazerosa.
Além de aprenderem um pouco mais sobre si, puderam vivenciar alguns momentos da vida dos colegas através das histórias que contavam.
Foi uma aula repleta de lembranças divertidas e deliciosas. Confiram as fotos...