quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é uma mãe? - 5°B

Talvez você esteja se perguntando “Que pergunta mais boba, uma mãe é tudo de bom!” É mesmo, essa criatura se resume na palavra AMOR; mas os alunos do 5º ano conseguiram traduzir de maneira poética e divertida o que é uma mãe.
Após a leitura do texto “O que é um menino?” de Allan Beck, a professora propôs uma reescrita com o título “O que é uma menina?”. Através desta estratégia de escrita foi possível destacar e comparar as diferentes características de ambos os sexos. Foi um trabalho envolvente e divertido.
Finalmente, foi feita a proposta “O que é uma mãe?” e a turma se deliciou recheando o texto com adjetivos bem humorados.
Junto com uma linda e deliciosa cesta de café da manhã, montadas pelos alunos, o texto fez parte do presente para o Dia das Mamães.
Confiram o texto do aluno Evandro do 5º ano e a foto da linda cesta.
Parabéns à todas as mamães, pois todos os dias são delas!


Profª Bernadete



Estudar História é trazer o passado para o presente e vivenciá-lo - 2ºA/B

Nas aulas de História os alunos do 2º ano A e B estudaram as permanências e mudanças na vida das pessoas. Cada criança pesquisou quais eram os brinquedos e as brincadeiras da época dos seus pais e avós, depois compartilharam suas descobertas com os amigos da classe e perceberam que muitas brincadeiras ainda fazem parte do nosso dia a dia. Com muita animação e alegria as crianças puderam vivenciar as brincadeiras que mais apareceram na pesquisa.


Profª Mariangela









































Jogo da Onça - 2º A/B

Jogo da Onça. Um patrimônio Brasileiro que não se joga Online, mas é bem interessante e popular.
Os alunos do 2º ano A e B estão conhecendo um pouco dos brinquedos e brincadeiras indígenas e, com muita animação, aprenderam a jogar o Jogo da Onça.

Conheça um pouco deste jogo: Apesar de existirem vários jogos que são considerados patrimônios de nossa cultura, a maioria deles foi criada e evoluída de jogos vindos de outros países e culturas como os jogos de tabuleiro, cartas e muitos outros. Mas, existe um jogo pouco conhecido que foi criado pelas nossas raízes indígenas e não existe nenhuma ocorrência desse jogo em outros países e culturas. É um jogo genuinamente Brasileiro. É o Jogo da Onça, cuja criação atribui-se aos índios Brasileiros da região sudeste do país e hoje está, cada vez mais, sendo pesquisado pelos estudiosos do assunto. Além disso, diversos projetos e programas de resgate das culturas indígenas Brasileiras como os realizados pela FUNAI, estão incluindo esse jogo nas ações culturais juntos às comunidades indígenas do Brasil. O Jogo da onça tem regras e forma de jogar bem simples, sendo jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando-se pedras como peças: uma das peças representa a onça e 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros. Outras variações usam o centro da aldeia como tabuleiro e as peças são representadas por mulheres índias. O Jogo da Onça é um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação. Alguns estudiosos e apaixonados por jogos de tabuleiro também tem estudos sobre o jogo mas ainda pouco se sabe sobre ele, pois a cultura indígena Brasileira, ao contrário de outras culturas, não usa a escrita e pouco usa desenhos para documentar seus costumes. Isso é feito de forma verbal, de pai para filho, o que limita bastante essa pesquisa histórico-cultural de um jogo de tabuleiro exclusivamente Brasileiro. Tanto é que se pesquisarmos um pouco mais a fundo, perceberemos que existe uma diversidade gigantesca de regras diferentes, o que podemos atribuir tanto à extinção de populações e culturas indígenas, quanto á diversidade de interpretações dos pesquisadores da cultura indígena Brasileira. Mas, você pode conhecer um pouco mais sobre esse jogo e outras brincadeiras e passatempos indígenas Brasileiros no único livro editado no Brasil sobre o assunto que foi escrito por Maurício Lima e Antônio Barreto, disponível nas livrarias e pela Internet. Site: http://megajogos.blog.br/


Profª Mariangela






































Trabalhando com Animais - 3°B

Na última quinta-feira, dia 04 de maio, os alunos do 3º ano confeccionaram, em grupo, cartazes sobre animais. Cada grupo classificou as espécies pesquisadas de acordo com as discussões realizadas em salaEm seguida cada grupo socializou as descobertas feitas com os colegas de classe.Os cartazes ficaram ótimos...


Confira!! Até mais...
Professora Verônica














sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vamos ao supermercado? - 4°Ano A/B

Através dessa pergunta é que as professoras dos 4os anos iniciaram a aula de Matemática da última sexta-feira, dia 29/04.
Antes dessa aula os alunos foram motivados a trazer para a escola embalagens vazias que iriam compor o supermercado. As embalagens receberam etiquetas com preços fictícios e os alunos utilizaram as notas de um, dez e cem reais que constavam no livro de Matemática para efetuarem as compras.
Na sexta-feira (29/04) todos os alunos puderam, através de uma brincadeira de compra e venda, demonstrar a compreensão do nosso sistema de numeração decimal, porque quando estavam no “caixa” precisaram fazer trocas com as notas de dinheiro para dar o troco ao cliente. Além disso, também exercitaram a técnica operatória da adição, da subtração e até da divisão, quando o supermercado entrou em promoção e deu desconto de 50% em todos os produtos. Como não foram disponibilizadas as calculadoras, todos os cálculos foram feitos manualmente.
Os alunos também tiveram a oportunidade de se passarem por consumidores e necessitaram calcular mentalmente para saber o que era possível comprar com o dinheiro que possuíam.
Essa aula foi muito divertida e os alunos chegaram ao final perguntando quando poderão vivenciar essa atividade novamente. E a resposta foi: SURPRESA!!!!!
Confira abaixo fotos de alguns momentos dessa atividade!!!