segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Registrando as Descobertas...

Os alunos do 5º ano B tiveram a oportunidade de conhecer uma Hidrelétrica e um excelente projeto ambiental a bordo do Barco Escola, ambos no município de Americana. A visita proporcionou aos alunos momentos de conhecimento ao assistirem os vídeos educativos, navegarem por uma represa, observarem a fauna e a flora do lugar e refletirem sobre as interferências do ser humano no meio ambiente e suas consequências para os seres vivos e a população que habita naquela região. Também aprenderam sobre a função de uma hidrelétrica, conheceram as máquinas e instalações e registraram tudo com detalhes. Na escola, a professora propôs que todos os alunos registrassem as descobertas referentes à saída/estudo através de um “Diário de Bordo”, onde também poderiam postar as fotos destes momentos tão marcantes. O resultado deste trabalho foi excelente e cada aluno ficou com um belo registro de tudo o que aprendeu.


Profª Bernadete Ricci











Uma tarde muito doce...

Imagine uma mesa repleta de açúcar de todos os tipos: mascavo, refinado, cristal, em cubos, cana-de-açúcar, rapadura e um delicioso caldo de cana... pensou? Que delícia, não é?
Pois foi assim que os alunos do 5º ano encerraram o 1º semestre. Esta mesa serviu para sensibilizá-los para o início de um novo conteúdo de História: a Economia Canavieira.
Além de degustarem estas iguarias, os alunos refletiram sobre a presença do açúcar em nossas vidas: seja no preparo de alimentos, no uso dele para a fabricação de combustível, no excesso de açúcar que prejudica a nossa saúde e causa diversas doenças etc.
Através dos estudos durante o mês de agosto, os alunos construirão uma maquete do engenho para demonstrarem sua compreensão de como era constituída a propriedade açucareira.

Construindo um terrário

Um dos conteúdos do 4º ano no 1º trimestre desse ano foi “Ecossistema” e no 2° trimestre trabalhamos especialmente com o ciclo d’água.
Ops! Você deve estar se perguntando: mas o que tem a ver terrário com ciclo da água?! É isso mesmo que você está lendo!!!!!!
Tudo aconteceu na última semana de junho quando os alunos dos 4º anos construíram um terrário. Eles curtiram muito as etapas dessa construção, pois além de ser uma atividade prática, contamos com a participação especial da Lis, mãe da aluna Sara do 4º ano A e Engenheira Agrônoma.
Através da utilização de garrafas pets, os alunos montaram um terrário representando assim um Ecossistema, pois nele usamos seres vivos (bióticos) como alguns vegetais e fatores não vivos (abióticos) como pedras, água etc.
Cada aluno levou o seu terrário pra casa onde puderam fazer observações sobre as mudanças que ocorreriam durante as férias de julho. Ao retornar, discutimos essas mudanças e juntos pudemos compreender como ocorre o ciclo d’água. Assim construirmos juntos esse conceito.
Se você ficou curioso para saber como tudo aconteceu, aguarde, pois em nossa Mostra Cultural de setembro iremos expor esse trabalho e ensinar todos vocês.