segunda-feira, 18 de abril de 2011

Assembléia no 5° Ano B

Espaços para reflexão e discussão sempre são muito valorizados na Nova Escola, como uma rica oportunidade para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. No último dia 7/04, a turma do 5º Ano vivenciou, pela primeira vez este ano, uma atividade interessante e desafiadora: todos participaram de uma assembleia de classe a fim de refletir sobre o cotidiano escolar. A atividade contou com a ilustre presença de todos os professores que trabalham com esta série: Erminda (Arte), Regina (Ed.Física), Miriam (Música), Márcia (Informática) , Rosângela (Inglês), Alexandre (Convivência Social) que substituirá a profª Aline durante licença maternidade, além da profª Bernadete. Sem dúvida, esta assembléia foi um momento muito rico de autocrítica, troca de idéias, socialização de valores e atitudes e, principalmente, um espaço para reafirmarmos os combinados comum a todos. Só assim, acreditamos que estaremos exercendo a cidadania dentro da escola e buscando um espaço de convívio saudável e respeitoso entre todos da comunidade escolar; além de propiciar aulas cada vez melhores e mais interessantes. Uma nova assembléia acontecerá em breve e a pauta já está sendo definida pelos próprios alunos que, durante toda a semana, têm expressado seus comentários de crítica e felicitação em relação às diversas situações do dia – dia da escolar.
Confiram os flashes de alguns momentos da assembleia! Profª Bernadete




Saída de Estudos 3°B - Trem Maria Fumaça

No último dia 23, os alunos do 3º ano voltaram ao tempo dos avós e bisavós, viajando de Trem Maria Fumaça.Além de passarem por várias estações, conheceram a história do telefone e compreenderam o funcionamento do transporte mais usado no passado.Confiram as fotos... e não deixem de vivenciar essa experiência com toda a família.
Até mais...


Professora Verônica
















sábado, 16 de abril de 2011

Alguém viu um "Gênio do crime?"

Os alunos do 5º Ano estão à procura de um falsificador de figurinhas muito esperto...

Brincadeirinha!!!!

É só uma grande aventura de suspense e mistério que acontece no livro de João Carlos Marinho, “o Gênio do Crime” que contagiou muitas gerações na década de 60 e é um clássico da nossa literatura brasileira.

Os alunos estão curiosos para descobrir como age este gênio, onde se esconde e como consegue falsificar as figurinhas mais difíceis do álbum.

A cada semana três alunos pesquisam sobre algum tema relacionado aos capítulos lidos, e completam um painel ilustrativo na classe.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma aula com sabor de quero + !!!!!!!!!

É isso mesmo que você leu: “aula com sabor de quero mais”. Foi com essa sensação que os alunos dos 4os Anos saíram da aula de História do dia 24/03. Com o objetivo de sensibilizar seus alunos para um novo conteúdo que estavam por iniciar, as professoras prepararam uma aula com degustação de mandioca e milho verde. O cheirinho do milho cozido se espalhou pelo bloco do Fundamental I e a criançada se deliciou. Ao final da degustação tiveram um momento de reflexão no qual os alunos foram levados a refletir sobre a relação daquela aula com os estudos de História. Nossos alunos, mais que depressa, logo perceberam que, por se tratar de alimentos de origem indígena, os estudos seriam relativos a esse povo. Para tornar esse momento ainda mais atrativo para os alunos, as professoras também espalharam pela classe vários objetos indígenas, que além de decorarem a sala, deixou todos curiosos por manusear e conhecer a utilidade de cada objeto ali exposto. Após o término da atividade, nossos alunos falavam “queremos mais aulas assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!” e com isso esse momento ficou registrado com “um sabor de quero mais...” Acompanhe algumas fotos desse momento!!!! Professoras Paula e Gelcinéia
4os anos A e B