segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vamos medir? - 4° A/B

Um dos conteúdos trabalhados em Matemática ao longo do Ensino Fundamental é “Grandezas e Medidas”. Neste conteúdo os alunos dos 4os anos vivenciaram algumas situações de medição utilizando instrumentos de medida convencionais, como a régua e o metro, e alguns instrumentos não convencionais como palitos de sorvete e barbante. Através desses instrumentos, os alunos verificaram a altura de cada um, o comprimento de seus pés, a medida de suas cinturas, da lousa e a sala de aula. A partir desta atividade foi possível construir o conceito de perímetro, comparar diferentes unidades de medida (metro, centímetro e milímetro) e fazer estimativas. Foram momentos práticos, bem divertidos e recheados de novas aprendizagens!!! Confira alguns destes momentos através das fotos.


















Você sabe o que é o escambo?

Se você não sabia, o escambo é uma atividade que envolve a troca de mercadorias por outras ou produtos; sem envolver dinheiro. A turma dos 5º ano já sabe muito bem disso, pois vivenciaram uma atividade prática sobre escambo. Cada aluno trouxe um brinquedo, jogo, livro ou objeto que não usava mais e pode trocar com outro colega, desde que ambos concordassem com a troca. Deste modo, os alunos aprenderam na prática como funcionava o escambo feito entre índios e os portugueses no século XV quando chegaram ao Brasil. O escambo ou a permuta, aconteceu em muitas sociedades no mundo todo, antes de existir o dinheiro e o seu valor. Confira através das fotos a seguir as trocas feitas pelos alunos dos 5º ano...


Profª Bernadete Ricci










Folclore no 2° Ano A/B

Viajar pela leitura





Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.


Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.


É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.


Experimente!


Assim sem compromisso,você vai me entender.


Mergulhe de cabeça na imaginação!


Neste 2º trimestre os alunos dos 2º anos estão lendo o “Meu livro de Folclore” de Ricardo Azevedo no projeto de leitura comum. Através das fotos a seguir vocês podem perceber a animação, o interesse e alegria das nossas crianças.


Profª Mariangela